Nos últimos anos, as questões ambientais, sociais e de governança (ESG) foram alçadas a um patamar estratégico.
Muitos dados mostram que estamos em um ponto de inflexão: setores com impactos ambientais significativos têm se comprometido com uma agenda de transformação para um modelo menos intenso em carbono, mais inclusivo e com melhores níveis de transparência.
O mercado também dá sinais de que o financiamento desta transformação também tem assumido este compromisso. No mundo, o volume de green bonds chegou a US$ 323,4 bilhões em 2020, 8,6% mais que no ano anterior. Nos primeiros quatro meses de 2021, esse número já alcançou US$ 203,6 bilhões, ou 63% de todo o ano passado.
Entretanto, o caminho ainda é longo e incerto. Menos de 20% das empresas listadas na B3 possuem metas ambientais claras, enquanto na Europa esse índice chega a 81% quando se fala em redução de emissões e 90% quando o assunto é a redução do desmatamento.
Já passamos da fase em que ser ESG era opcional, mas ainda há tempo para desenvolver uma estratégia sólida ligada a um uso mais racional dos recursos naturais, ao respeito às causas sociais e à governança corporativa.
O Guia de ESG para CEOs não tem o objetivo de trazer todas as respostas, e sim de ajudar os executivos das empresas a fazer as perguntas certas e encontrar o caminho para a construção de sua estratégia ESG. Além dos nossos especialistas no assunto, convidamos uma das maiores referências no assunto para expor sua visão sobre o tema, o CEO da Natura &Co, João Paulo Ferreira.
Fica claro que é o momento para os CEOs assumirem a missão de gerar impacto positivo e inspirar a organização para que ela transforme a vida das pessoas. Não existem respostas prontas: cada caso é um caso. Queremos ajudar você a trilhar seu caminho.
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Via: EY