Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Tecnologia médica: impacto positivo e benefícios para idosos

Escrito por Letícia Nani

julho 13, 2023

Tecnologia médica e idosos

Um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (ABIMED), em parceria com a LCA Consultores, buscou avaliar o custo e bem-estar social provenientes da tecnologia médica e impacto que o investimento na área pode causar no sistema de saúde.

Segundo o estudo, entre 2008 e 2019, o Índice de Tecnologia Médica cresceu 117% e teve impacto positivo sobre o custo de saúde. O impacto médio anual da tecnologia médica sobre o Produto Interno Bruto (PIB) per capita foi de um aumento de 0,2% no PIB real, o que equivale a R$ 13,84 bilhões a mais de renda para o país, em média, a cada ano, totalizando R$ 152,24 bilhões. A pesquisa afirma ainda que os idosos podem se beneficiar mais da tecnologia através do aumento da qualidade de vida. Consequentemente no mês de junho é comemorado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, 24, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os riscos de queda, principalmente para os idosos. Dados da OMS apontam que as fraturas decorrentes de quedas são responsáveis por aproximadamente 70% das mortes acidentais em pessoas acima de 75 anos, e que os idosos apresentam dez vezes mais hospitalizações e oito vezes mais mortes derivadas de quedas do que outros grupos.

Você é medico e gosta de discutir sobre longevidade e sobre o ecossistema da saúde como um todo com outros médicos e especialistas? cheque a primeira comunidade digital médica: A jornada 360 do paciente acessando aqui lá você consegue conferir o que outros colegas de profissão estão pensando sobre os temas que te interessam e partilhar suas ideias, além de contar com conteúdos produzidos pela epharma, a pbm do Brasil!

Se interessou? acesse o blog da epharma aqui para obter mais informações sobre a comunidade médica Jornada 360 do paciente

Outro fator de risco para a queda é a hospitalização. Em sua última atualização, o Relatório da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança dos Pacientes da ANVISA, destacou indicadores sobre prevenção de quedas em hospitais com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). Para Danilo Klein, gerente médico da Baxter, esse aumento acontece devido aos pacientes estarem em ambientes que não lhes são familiares e a solução para a diminuição desse risco está no investimento em novas tecnologias. “Investir em tecnologia médica é fundamental para a segurança do paciente”, garante.

Ter um portfólio de equipamentos e dispositivos que se complementam e se comunicam entre si é fundamental para o sistema de saúde. “É claro que a expertise do profissional de saúde é essencial para que a tecnologia trabalhe a seu favor, mas não há mais como pensarmos em medicina sem o uso desses recursos”, finaliza Danilo Klein.

Via: Medicina S/A

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo o protagonista em inovação na saúde Bernardo Tinoco

Conhecendo o protagonista em inovação na saúde Bernardo Tinoco

Bernardo Tinoco é um profissional com vasta experiência em Marketing e Desenvolvimento de Negócios, atuando em diversos setores, como Tecnologia, Consultoria e Inteligência de Mercado. Com mais de 13 anos de carreira, ele tem se dedicado especialmente ao setor da...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.