Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Estudos realizados pelo Hospital INC revelam novas abordagens para o manejo de tumores cerebrais

Escrito por Ana Mariano

outubro 10, 2024

O Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) tem empregado o corante farmacológico ácido 5-aminolevulínico (5-ALA) como uma ferramenta crucial em cirurgias de neoplasias malignas, potencializando a eficácia de tratamentos posteriores, como radioterapia e quimioterapia. Além disso, o INC se destaca como o único centro na América Latina e um dos raros no mundo a conduzir pesquisas que integram a cirurgia com fluorescência do 5-ALA e a terapia fotodinâmica intraoperatória (TFD) para pacientes com gliomas malignos.

Em maio, a instituição publicou dois artigos científicos em periódicos de renome internacional, o Journal of Neuro-Oncology e a revista Acta Neurochirurgica, ambos centrados no uso do 5-ALA.

O artigo no Journal of Neuro-Oncology examina a aplicação geral do 5-ALA em vários tipos de tumores (incluindo meningiomas e metástases) e sua relevância nas cirurgias de gliomas malignos. Este estudo analisa a segurança, a viabilidade e a relação custo-benefício, fundamentado na experiência do INC com mais de 700 casos de tumores do sistema nervoso central. Por outro lado, o artigo na Acta Neurochirurgica apresenta os resultados de um estudo prospectivo iniciado em maio de 2022, que avalia a cirurgia com 5-ALA associada à TFD.

O artigo do Journal of Neuro-Oncology ratifica que a utilização do 5-ALA é segura, eficaz e viável, apesar do alto custo global, que pode variar de mil a três mil dólares por paciente.

“No entanto, o INC tem conseguido aplicar o 5-ALA por um custo até quatro vezes menor nos últimos dez anos”, explica o neurocirurgião Dr. Erasmo Barros, responsável pelos estudos e coordenador da Divisão de Neuro-oncologia da instituição. Desde 2015, o hospital tem obtido o corante através de importações contínuas da Alemanha.

No artigo da Acta Neurochirurgica, intitulado “Integração da ressecção guiada por fluorescência do ácido 5-aminolevulínico com terapia fotodinâmica em glioblastoma recorrente: um estudo de coorte”, é evidenciada a eficácia da terapia fotodinâmica aplicada logo após a remoção de um glioma maligno. Por meio de um difusor ligado a uma fonte de luz vermelha, uma reação fotoquímica é ativada, eliminando as células cancerosas remanescentes que foram coradas com o 5-ALA. Essa abordagem reforça o tratamento nas bordas da cavidade cirúrgica.

“O estudo conclui que a combinação da TFD imediatamente após a utilização do 5-ALA para gliomas malignos recorrentes parece melhorar a sobrevida de maneira prática e segura, sem riscos adicionais”, informa Erasmo Barros.

Via: Saúde Business

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo o protagonista em inovação na saúde Martin Henkel

Conhecendo o protagonista em inovação na saúde Martin Henkel

Martin Henkel é o fundador da SeniorLab Mercado & Consumo 60+ e atua como professor convidado de marketing 60+ na Fundação Getúlio Vargas. Ele criou o conceito "Aging in Marketing" e é colunista em revistas e jornais no Brasil e em Portugal. Entre 1999 e 2014,...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.