A iniciativa de inovação aberta, em colaboração com startups, visa acelerar o alcance das metas do plano estratégico da empresa, que se concentra em ampliar o acesso à saúde e mitigar os impactos climáticos.
“O objetivo é se estabelecer como um modelo em ESG no Brasil, ampliando o impacto social e inspirando práticas sustentáveis em outras organizações.”
Essa é uma das metas do Grupo Fleury, detalhada em objetivos específicos para cada pilar:
- E: Reduzir em 20% a geração de resíduos biológicos até 2025 e se tornar uma empresa Net Zero até 2050.
- S: Estruturar uma iniciativa que promova a empregabilidade por meio da formação em saúde; atender 1,5 milhão de pacientes das classes C, D e E até 2030 e aumentar a diversidade em cargos de liderança, incluindo o Conselho.
- G: Obter a certificação B Corp até 2030 e manter a cultura de excelência médica, além de aprimorar a gestão de riscos e práticas anticorrupção.
Impacta
Para cumprir suas metas, o Grupo Fleury lançou o programa Impacta, em parceria com a The Bakery, que busca soluções inovadoras para os desafios ESG por meio de colaboração com startups e empreendedores.
O foco da iniciativa é acelerar startups em fase de validação que apresentem soluções para dois desafios principais: expandir o acesso à saúde para classes C, D e E, e reduzir o impacto ambiental do setor de saúde.
Na segunda edição, o Impacta analisou cerca de 304 startups com base em proposta de valor, sustentabilidade, impacto, diversidade e competência da equipe. Foram realizadas 20 horas de workshops e 58 horas de mentoria. Em 2023, o programa resultou em parcerias com as startups Vertown e Carbon Free Brasil, que já estão operando junto ao Grupo.
Demoday
Em 25 de abril, as startups participantes apresentaram os resultados preliminares do processo de seleção durante o Demoday, realizado no Inovabra. O evento promoveu discussões sobre a importância de integrar ESG à estratégia de negócios e como as soluções propostas podem impactar a saúde.
A startup Visão do Bem foi premiada como a melhor apresentação. Veja a proposta da vencedora e das outras startups selecionadas para o projeto piloto:
- Visão do Bem: Facilita o acesso a exames de vista e óculos, contribuindo para a democratização da saúde ocular.
- Afrosaúde: Focada na promoção da saúde da população negra, alinhando objetivos sociais e organizacionais.
- NaPorta: Logtech que melhora entregas em áreas remotas por meio de soluções logísticas integradas.
- Me Escuta: Oferece soluções auditivas acessíveis, com consultas domiciliares gratuitas.
- Ecomilhas: Atua na compensação de emissões de carbono, promovendo a mobilidade sustentável.
Mindset Estratégico
Cristiane Correa, jornalista e especialista em Negócios e Gestão, e membro do Comitê ESG do Grupo Fleury, moderou um painel sobre o impacto de ESG e inovação no sucesso das empresas.
Andrea Bocabello, diretora executiva de Estratégia e Inovação do Grupo, Guilherme Rinco, coordenador de Negócios Sustentáveis no Bradesco, e Bárbara Martins, fundadora da Insight Sustentável, discutiram a importância de ver o tripé ESG não apenas como uma exigência regulatória, mas como um facilitador para resolver problemas complexos e atrair investimentos.
Via: Saúde Business