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Deloitte Digital traz ao Brasil ‘Ethos’, serviço que ajuda marcas a endereçarem questões ambientais e sociais

Escrito por Editor@

agosto 23, 2022

Deloitte Digital traz ao Brasil ‘Ethos’, serviço que ajuda marcas a endereçarem questões ambientais e sociais por meio de soluções inovadoras aliadas a propósito que geram impactos positivos para a sociedade e para os negócios

  • A Global Marketing Trends, pesquisa da Deloitte, revela que 76% dos consumidores brasileiros são mais leais a marcas que se comprometem a enfrentar desigualdades sociais;  
  • Tropicalizada para a realidade local, Ethos tem o intuito de fortalecer a relação entre consumidores e marcas;
  • Nascida nos Estados Unidos, oferta aterriza no mercado brasileiro para apoiar a relação de propósito das marcas e garantir a efetividade das iniciativas com um olhar mais holístico e uma abordagem estratégica e estruturada sobre os desafios de negócio; 
  • A oferta complementa linhas de serviços existentes e em rápido crescimento da Deloitte nas dimensões de propósito, Diversidade & Inclusão, ESG e sustentabilidade. 

As questões ambientais e sociais, como as mudanças climáticas, diversidade e inclusão, equidade de gênero, combate ao racismo e bem-estar social, estão cada vez mais presentes nas agendas das empresas do mundo todo. No entanto, a forma como as organizações dialogam sobre esses assuntos com seus públicos internos e externos, ainda é um grande desafio no ambiente corporativo. Com o propósito de auxiliar as empresas no endereçamento dessas questões, a Deloitte Digital, consultoria criativa com foco na experiência humana (HUX) que apoia globalmente a transformação digital dos seus clientes com soluções inovadoras de negócio, traz para o Brasil mais uma oferta – Ethos, que amplia ainda mais a efetividade das soluções e os resultados de negócio.  Esta oferta, já presente nos Estados Unidos há cerca de um ano, conecta propósito com inovação em três pilares: equidade, sustentabilidade e sociedade.

O pilar de equidade de Ethos ajuda as organizações a criarem campanhas, experiências e ativações mais inclusivas que melhor representem públicos sistematicamente desfavorecidos. Já o pilar de sustentabilidade colabora com o impulsionamento de soluções inovadoras que façam do planeta prioridade, como a construção de modelos negócio mais circulares, considerando a otimização de processos ou mesmo oportunidades de negócios futuros a partir de resíduos, além da redução da emissão de gases, realizando a captura de carbono por meio de soluções tecnológicas. E, por fim, o pilar social apoia as empresas a construírem negócios que beneficiem a sociedade, como a inclusão econômica por meio de parcerias estratégicas, por exemplo.

“As organizações têm se questionado – e entendido cada vez mais – seu papel na sociedade, que não é só vender, é também ajudar a transformar o entorno e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No Brasil, a oferta Ethos vem pronta para ajudar as organizações com atuação no País a endereçarem essas questões de acordo com os desafios próprios da realidade brasileira e de acordo com o que esperam os públicos das marcas. Os consumidores do Brasil estão cada vez mais atentos à questão da responsabilidade social e ambiental das empresas e dispostos a contribuir mais com elas”, destaca Maximiliano Luz, sócio da Deloitte Digital responsável por Ethos no Brasil.

Para responder aos desafios de negócio que as empresas enfrentam e gerar impacto positivo na sociedade, Ethos traz uma abordagem que passa por cinco etapas: a pesquisa policultural, na qual a equipe de especialistas em comportamento busca compreender melhor as necessidades e motivações de seus públicos de forma mais abrangente e inclusiva; estratégia de propósito de marca, que auxilia a redefinição do propósito da marca no contexto representativo e histórico da empresa, e no que o cliente valoriza considerando sua perspectiva sociocultural futura; inovação inclusiva, que ajuda no desenvolvimento de novos produtos e serviços que gerem impacto positivo para públicos sistematicamente desfavorecidos; experiência equitativa, que contribui para desenvolver novas experiências físicas e digitais envolvendo o público com suas perspectivas contextuais ao processo criativo; e o design sustentável, que promove o uso responsável e eficiente de recursos, foca na otimização de processos, produtos e serviços considerando valor compartilhado para a cadeia, atendendo aos padrões de certificação globais.

“Estamos trazendo Ethos para o Brasil com um olhar atento às especificidades do nosso País. Esta oferta foi estruturada para apoiar as necessidades locais de forma estratégica e sistêmica. Temos aqui uma emergência sobre aspectos sociais, mas não podemos negligenciar os fatores ambientais para as propostas de soluções que formos desenvolver. Temos um território imenso, diverso e rico em capital humano, cultural e biológico, então, na minha visão, se faz necessária uma abordagem ampla, para ajudar a manter o planeta e a sociedade vivos, cocriando estratégias junto aos clientes conectadas aos diversos segmentos, principalmente àqueles que atuam diretamente sob recursos renováveis como a indústria da mineração ou a de papel e celulose”, explica Manuela Macário, head da oferta Ethos no Brasil“Atuamos também com a indústria financeira com foco na inclusão econômica. Desenhando soluções que promovam cidadania, gestão financeira de pequenos negócios e criando oportunidades de viver de forma digna”, completa.

Exemplos de sucesso: O Ethos em prática

Entre os exemplos mais bem-sucedidos de Ethos no mundo, há uma grande rede varejista que remodelou suas campanhas publicitárias para ter mais diversidade e poder, de fato, ter diversos públicos representados. A Deloitte Digital, por meio de Ethos, construiu um guia com padrões e orientações para seleção de casting para campanhas publicitárias. Um outro projeto de destaque é o de uma instituição de ensino focada na experiência de alunos pretos, que contou com o apoio de Ethos para a criação da jornada de propósito. Além disso, uma marca líder global em vestuário esportivo contou com a expertise da equipe da Deloitte Digital para redefinir seu trabalho de experiência do colaborador (employee experience) e endomarketing.

“A oferta Ethos no Brasil é um grande avanço e será uma parceira imprescindível para as organizações que realmente se importam com gerar impacto positivo na sociedade. Nos Estados Unidos, Ethos surgiu a partir de uma necessidade muito forte de combater o racismo, por exemplo. No Brasil, a gente ‘tropicalizou’ a oferta para atender às questões urgentes que temos por aqui – que também envolvem a inclusão de pessoas pretas e combate ao racismo, sem dúvida – mas também precisamos falar de inclusão de povos indígenas, meio ambiente, equidade de gênero. Nossa missão é transformar o propósito das marcas para que elas sejam, de fato, agentes da transformação, colocando a vida no centro de qualquer estratégia desenvolvida. Só assim poderemos ter uma sociedade mais justa”, afirma Guilherme Evans, sócio-líder da Deloitte Digital no Brasil.

Sobre a Deloitte Digital

Com o portfólio de serviços profissionais mais amplo do País, a Deloitte Digital tem estabelecido e consolidado frentes de serviços diversas para apoiar clientes em suas jornadas de transformação. Como parte dessa estratégia, foi lançada no Brasil a Deloitte Digital. Hoje, a Deloitte Digital está presente em mais de 60 países, entre os mais de 150 em que a Deloitte atua.

A Deloitte Digital reúne profissionais especializados e recursos em estratégia, inovação, design, tecnologia, operações e inteligência de dados. No Brasil, atua especialmente para impulsionar a transformação digital dos clientes com soluções que abrangem redesenho digital e de experiência das de frentes de vendas, relacionamento com clientes, marketing, operações, processos internos e novas formas de trabalhar.

Via: Deloitte

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