A Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), por meio do PaccanaroLab, lançou a LanDis: uma ferramenta online, gratuita e inovadora para investigar as semelhanças moleculares entre doenças hereditárias. O sistema possibilita que a comunidade científica explore o “interactoma”, a rede de interações moleculares fundamentais para a compreensão dessas enfermidades. A ferramenta beneficia biólogos, centros de pesquisa e empresas farmacêuticas.
Com uma abordagem pioneira, a LanDis mapeia as distâncias entre mais de 44 milhões de pares de doenças hereditárias, proporcionando uma visão interativa das conexões moleculares entre elas. Integrada com as bases de dados OMIM e UniProt, a plataforma oferece novas perspectivas para o estudo das causas dessas condições.
“A LanDis se destaca pela sua capacidade de transformar um grande volume de dados em uma interface visual e intuitiva. Isso facilita a exploração das relações entre as doenças e impulsiona tanto a pesquisa quanto a prática médica”, explica Alberto Paccanaro, coordenador do PaccanaroLab, especializado em Inteligência Artificial aplicada à saúde.
“a LanDis oferece uma forma visual de explorar relações inesperadas entre doenças, além de fornecer acesso a publicações científicas relevantes que tornam mais claras as semelhanças entre elas, o que é essencial para o estudo de doenças raras”, Segundo Mateo Torres, colaborador no desenvolvimento da ferramenta,
Além de ser uma ferramenta valiosa para pesquisadores, a LanDis também tem grande potencial no diagnóstico médico, identificando doenças com características moleculares semelhantes, mesmo com informações genéticas limitadas, com base em publicações científicas sobre as condições.
A plataforma também favorece a colaboração científica, ao se integrar com outras bases de dados de relevância. Cada doença no sistema está conectada a informações adicionais nas bases OMIM, UniProt e na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, ampliando as possibilidades de descobertas.
Com acesso livre e sem custos, a LanDis é um marco na medicina de rede e na genômica. Sua disponibilização sem necessidade de registro contribui para a democratização do conhecimento sobre doenças hereditárias e fomenta a pesquisa colaborativa globalmente.
A LanDis está disponível no Link e o artigo que descreve o sistema foi publicado no European Journal of Human Genetics (Caniza, H., Cáceres, J.J., Torres, M. et al. LanDis: the disease landscape explorer. Eur J Hum Genet 32, 461–465 (2024). Link).
Via: Medicina Sa