Sobre a LizarBio Tx
A PluriCell Biotech foi fundada em 2013 com o propósito de desenvolver terapias celulares no país. Hoje, durante o processo de internacionalização para os EUA e com a mudança e nome para LizarBio Tx, atuam no desenvolvimento de terapias para uma doença neurológica e outra cardíaca, Síndrome de Rett e Insuficiência Cardíaca, respectivamente.
A LizarBio é uma startup diferente do que a maioria das pessoas está habituada a ver. A startup não possui produtos disponíveis no mercado, trabalha com o desenvolvimento de terapias celulares; produz células em laboratório que podem ser implantadas nos pacientes para melhorar as funções dos tecidos que estão danificados. Além disso, a startup faz parte do grupo de startups de base científica que participam do programa Where SCIENCE Happens conduzido pelo STATE e que tem a parceria da Liga Ventures.
Por se tratar de uma iniciativa de inovação radical científica e disruptiva, precisa de um longo tempo de desenvolvimento e de um olhar de investimento a longo prazo. Espera-se que no futuro as terapias celulares possam curar doenças que até agora não têm cura, mas para isso ser possível, é importante que hoje já tenham pessoas pesquisando e trabalhando para isso.
A LizarBio Tx vislumbra que em até 8 anos as terapias que hoje estão em desenvolvimento terão aprovação pelos órgãos regulatórios.
O Cliente e o Desafio
A LIbbs Farmacêutica é uma empresa que produz medicamentos e atua no segmento farmacêutico há mais de 60 anos. Uma parte do orçamento de seu portfólio é destinado à inovação radical e disruptiva, por esta razão a empresa decidiu investir na LizarBio e em terapias celulares. Com isso a Libbs investiu o valor de US $1,1mi na startup em 2018, cumprindo o propósito de acompanhar as tendências do futuro da saúde.
A Solução
O investimento da Libbs Farmacêutica possibilitou que a LizarBio realizasse novos testes para provar que as terapias celulares em desenvolvimento são eficazes através de análises de dados e testes em animais.
A startup LizarBio Tx realizou uma prova de conceito de sua terapia curativa para insuficiência cardíaca e para a Síndrome de Rett. Com os investimentos, realizam testes em animais em seus laboratórios.
Resultados
Ao demonstrar que quando injetam células cardíacas em ratos com alguma insuficiência, eles apresentam melhora no quadro e indicam resposta positiva ao tratamento. Esse teste teve um impacto importante nas pesquisas da LizarBio Tx.
Além disso, a startup conseguiu realizar testes em porcos, onde também foi possível identificar o enxerto das células cardíacas implantadas nos animais e indicam que essas células tem capacidade de recuperar tecido cardíaco nos animais injetados e possivelmente melhora a função cardíaca dos mesmos.
Os testes foram fundamentais para validação do trabalho que a LizarBio Tx vem desenvolvendo.
Via: Liga