Os inovadores de serviços de saúde são empresas que oferecem soluções e serviços arrojados aos operadores históricos do setor – sistema e planos de saúde – bem como aos consumidores. São empresas ágeis, competentes em tecnologia digital e focadas no consumidor, que viabilizam novas soluções e serviços para ajudar a resolver alguns dos problemas mais significativos do setor.
A pesquisa global da Deloitte “O papel dos inovadores de serviços de saúde” entrevistou CEOs, idealizadores e outros líderes de serviços inovadores da saúde. O estudo foi conduzido durante o pico da pandemia da Covid-19 para entender o impacto da crise na indústria e como essas empresas esperam transformar os cuidados de saúde.
Executivos de serviços de saúde pautados em inovação destacam que:
- Há um posicionamento crescente para preencher lacunas criadas e negligenciadas (por várias razões) por muitos operadores de saúde.
- Novos modelos de negócios visam a parceria com titulares de bem-estar e prestação de cuidados (por exemplo, medicina digital, sensores para cuidados
apropriados) dados e plataformas (como inteligência artificial, ferramentas de análise preditiva de dados) e habilitação de atendimento (que inclui, ferramentas de financiamento personalizadas e de acesso).
Covid-19 e a transformação no setor
Os líderes de inovação em serviços de saúde entrevistados disseram também que a pandemia atua como um acelerador de mudanças para a indústria. A crise expôs diversos aspectos falhos do sistema de saúde, principalmente iniciativas ligadas à tecnologia e mentalidade pouco transformacional. A expectativa é que esse momento estimule a transparência e a interoperabilidade de dados, acessibilidade, automação e análise.