Novo episódio disponível!
Genoma, saúde e precisão: Como o mapeamento genético dos brasileiros pode ser a chave para a saúde do futuro.
Neste episódio do Podcast “Oxigenando Ideias para Saúde”, mergulhamos na fascinante área do genoma humano e exploramos o potencial do mapeamento genético dos brasileiros para revolucionar a saúde. A diversidade genética da população brasileira, resultado da miscigenação dos povos indígenas, africanos e portugueses, torna cada um de nós um mosaico único.
Ao longo das últimas décadas, os avanços tecnológicos têm permitido sequenciar o genoma humano de forma mais rápida e acessível. O projeto pioneiro do Genoma Humano, lançado em 1985, levou 20 anos e custou bilhões de dólares, enquanto hoje é possível sequenciar um genoma humano em apenas 24 horas, ao curso de cerca de 400 dólares.
A importância de compreender o nosso 0,1%, de diferenças genéticas reside nas características individuais e na saúde de cada pessoa. Essas variações genéticas determinam desde a forma como processamos gorduras e açucares até nossa predisposição a doenças e a resposta aos medicamentos. É ai que entra a medicina de precisão, que utiliza essas informações para personalizar os cuidados de saúde.
No entanto, é fundamental ampliar a diversidade genômica dos estudos, que historicamente se concentram em populações brancas. O Brasil tem um potencial gigantesco e a Dra. Lygia Pereira, CEO da Biotech Gen-T comenta sobre o tema e trás seus pontos para a discussão junto com Eduardo Mangione, CEO da epharma.
Ouça agora!