Sobre a SoluCX
Entender a percepção de seu público e colher dados para melhorar o relacionamento com clientes são ações essenciais em um mercado cada vez mais competitivo, no qual os consumidores assumem um papel de destaque e empoderamento. Dentro deste contexto, a SoluCX – startup paulistana fundada em 2016 – desenvolveu soluções para auxiliar empresas do segmento de varejo e saúde a identificar oportunidades de melhoria em seus processos, visando a fidelização de clientes e pacientes, por meio de melhores experiências em suas jornadas de compra ou atendimento.
Por meio de um smart survey de 15 segundos, que utiliza as metodologias Net Promoter Score (NPS), Customer Satisfaction Score (CSAT) e o design thinking para coletar dados, a SoluCX estrutura pesquisas de satisfação por meio de um algoritmo próprio.
Com clientes como Magazine Luiza, Marisa, Athena Saúde, Trasmontano Saúde e Drogaria São Paulo, a SoluCX conta com uma infraestrutura tecnológica que inclui um BI user-friendly e machine learning. Em 2019, a startup cresceu 100% em relação a 2018.
O Cliente e o Desafio
Uma das maiores redes de Saúde Suplementar do país, a Athena Saúde é uma holding que surgiu a partir da união de operadoras, hospitais e fundos de investimento. Com 12 diferentes marcas em seu portfólio, o grupo com 440 mil beneficiários nos estados do Espírito Santo, Paraná e Piauí.
Dentro deste contexto, um dos grandes desafios da Athena Saúde consiste em consolidar e analisar os dados de pesquisa NPS advindos de todas as suas unidades, uma vez que, anualmente, o grupo realiza mais de 3 milhões de atendimentos.
A Solução
Para atender a necessidade central da Athena Saúde, a SoluCX desenvolveu uma plataforma na qual é possível, por meio de poucos cliques, coletar e analisar dados das diferentes marcas do grupo.
Toda a consolidação e monitoramento de dados, por sua vez, passou a ser realizada em tempo real. Deste modo, é possível acompanhar os atendimentos com mais assertividade e tomar decisões estratégicas para otimizar o relacionamento com clientes.
Além disso, a extração das informações – que antes levava de 2 a 3 dias para ser obtida –, com a implantação da plataforma SoluCX, passou a ser de apenas 20 segundos, com no máximo 5 cliques, facilitando assim os processos de medição de NPS para os usuários da plataforma da SoluCX.
Resultados
- Redução para 20 segundos no tempo de consolidação das pesquisas de NPS;
- Monitoramento, em tempo real, da satisfação dos clientes;
- Maior entendimento dos pacientes e de seu grau de lealdade com as marcas;
- Facilidade e otimização de processos por meio de uma plataforma intuitiva;
- Melhoria da tomada de decisão para decisões estratégicas sobre o relacionamento com pacientes.
Via: Insights Liga