Visando contribuir com a sustentabilidade do setor de saúde suplementar, a startup Arvo traz um modelo inédito que alia infraestrutura de dados e inteligência artificial para aumentar a segurança e transparência dos pagamentos em saúde, ajudando no relacionamento entre prestadores e os planos de saúde e alinhando incentivos ao longo da jornada de cuidado do paciente.
A empresa foi criada em Agosto de 2022 pelos empreendedores Fabrício Valadão, ex-executivo de saúde com passagens pela multinacional Aon e pela consultoria Bain & Company – e por Rafael Tinoco, executivo de tecnologia e saúde, tendo passagens por companhias como Amil, Gympass e Alice. Logo no início da operação, a Arvo recebeu investimento de fundos como K50 Ventures e Preface, com sede nos EUA, e do Latitud VC, que atua na Latam. Além disso, nomes de peso como Mauro Figueiredo (ex-CEO Odontoprev e Fleury), Marcelo Homburger (ex-CEO Aon), Silvio Genesini (ex-CEO da Oracle no Brasil) são alguns dos investidores-anjo da empresa quer quer levar o Brasil para o patamar mais elevado de referência em tecnologia para saúde em nível mundial.
O Brasil possui o 2o maior sistema de saúde privado do mundo, atrás somente dos Estados Unidos. O IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) estima que por conta de fraudes e desperdícios perde-se anualmente o equivalente a 19% de todo o gasto na saúde privada no país, cerca de R$40Bi em valores de 2022. Somam-se a isso os altos custos operacionais que incluem gestão de uso e pagamentos pelos serviço de saúde, que devem totalizar R$26Bi em 2022.
“Queremos mudar essa realidade. Acreditamos que o sistema de saúde como um todo precisa de mais tecnologia para entregar mais eficiência e ao mesmo tempo mais valor para as pessoas”, afirma o co-fundador da Arvo, Rafael Tinoco.
Equilibrar as contas do setor:
Com menos de um ano de operação, a Arvo mostra que o impacto que suas tecnologias baseadas em inteligência de dados podem gerar é de fato uma realidade. De agosto para cá, a companhia já soma mais de R$17Bi em valor total de sinistro processado, cobrindo mais de 1.6M de vidas e mais de 50M de contas médicas, apontando economias que chegam a mais de 4% do sinistro dos clientes.
“Para colocar esse valor em perspectiva, se aplicássemos essa economia a todas as operadoras, seria o equivalente a zerar o prejuízo do setor (R$3,4Bi até o 3o trimestre) e deixá-lo superavitário (em R$2,1Bi, na mesma comparação). Essa redução de custos beneficia toda a população, desde os beneficiários e empregadores na saúde suplementar que enfrentam altos reajustes com os aumentos do custo assistencial até a população não coberta que poderá contratar planos mais acessíveis”, complementa Rafael.
Ao criar o negócio os fundadores também constataram que boa parte dos processos de regulação de utilização e gestão de contas e pagamentos do setor, como as chamadas auditorias, são feitos de forma manual e amostral. Por isso, resolveram apostar em ser o parceiro que irá potencializar exponencialmente a resolução dessas dores das operadoras, que passam a contar com um diferencial competitivo importante ao disporem de diversos modelos de inteligência Artificial com Machine Learning que alavancam o trabalho de seus times na redução da sinistralidade, evitando gastos indevidos.
“As operadoras, que são os nossos clientes, já fazem um grande trabalho evitando que esse prejuízo cresça cada vez mais, e a nossa plataforma existe justamente para complementar os processos atuais dos planos de saúde, atuando como mais uma camada de análise e validação, seja apoiando processos de auditoria e análise de contas ou de autorização e liberação para uso”, afirma Fabrício Valadão.
A tecnologia construída pela Arvo também é ‘plug-and-play’ permitindo que operadoras de todas as naturezas e tamanhos possam se beneficiar da inteligência e otimizar os processos que são realizados atualmente, sem demandar longos períodos de implantação e parametrização, atingindo economia no sinistro de forma imediata.
O modelo e proposta da Arvo é o primeiro criado no Brasil para solucionar essa dor no setor e inova também ao ser uma empresa nativa digital que chega com modelo focado em dar essa escala ao sistema e oferecer soluções de maneira transversal. A companhia acredita ainda que a relação entre prestadores e planos de saúde é muitas vezes opaca e pouco colaborativa. “Queremos mudar esse cenário através de tecnologia e conhecimento médico, contribuindo com a sustentabilidade do sistema de saúde como um todo”, conclui Fabrício.
Via: Saúde Business