Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Startup Brasileira ganha competição de inovação digital contra a dengue

Escrito por Ana Mariano

julho 31, 2024

A biofarmacêutica Takeda revelou o vencedor da Competição de Inovação Digital Contra a Dengue.

Este desafio envolveu startups e scale-ups de todo o Brasil e América Latina, convocando-as a desenvolver soluções criativas para aprimorar a prevenção e reduzir os impactos da dengue, através de educação e conscientização sobre a doença. Dentre mais de 50 propostas recebidas, a SisVector, uma startup independente em tecnologia liderada por pesquisadores com experiências em instituições renomadas como o Ministério da Saúde, Fiocruz, OMS e OPAS, foi selecionada como a vencedora. A startup agora terá a chance de negociar acordos com as unidades de negócios da Takeda.

“Nosso objetivo com a Competição de Inovação Digital Contra a Dengue da Takeda América Latina é estimular soluções criativas para aprimorar a conscientização e a prevenção da dengue. Ter uma empresa brasileira como vencedora é significativo, especialmente considerando que este ano enfrentamos a mais grave epidemia de dengue da história do país. Devemos unir esforços para combater essa doença,” declara José Manuel Caamaño, presidente da Takeda Brasil.

A SisVector desenvolveu um sistema de monitoramento e informação sobre o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Este sistema auxilia as autoridades sanitárias no controle de vetores, oferecendo uma abordagem inovadora que revoluciona a coleta de dados e proporciona uma inteligência territorial eficaz. A tecnologia permite a configuração de áreas e imóveis para inspeção, utilizando dados cadastrais e de geolocalização com coordenadas e polígonos em mapas.

“É um grande privilégio ver nosso projeto ser reconhecido e ter a chance de contribuir para a prevenção e controle de uma doença tão relevante. A iniciativa da Takeda oferece o suporte necessário para a realização de projetos significativos no enfrentamento de arboviroses,” afirma Daniel Cardoso, CEO da SisVector.

A Competição de Inovação Digital Contra a Dengue na América Latina é o primeiro desafio de inovação aberta da Takeda focado na dengue e servirá como modelo para futuras iniciativas semelhantes em outras regiões endêmicas, como o Sudeste Asiático.

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Andrea Bocabello

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Andrea Bocabello

Andrea Bocabello é diretora executiva de estratégia, inovação e ESG do Grupo Fleury, e uma grande especialista na área da saúde. Com uma visão moderna e estratégica, Andrea valoriza o papel das healthtechs e a inovação no aprimoramento do setor. Ela acredita no poder...

Hapvida NDI e NINNA Hub lançam o programa: Mentores da Inovação

Hapvida NDI e NINNA Hub lançam o programa: Mentores da Inovação

A iniciativa tem como meta formar 500 líderes, impulsionando a cultura de inovação da empresa e promovendo o desenvolvimento de soluções criativas no setor de saúde. Com foco na evolução das suas lideranças e alinhada às tendências do mercado, a Hapvida NotreDame...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.